O Hobbit

Comparação livro x filme(spoiler)


Não sei se gostei mais do filme ou do livro... o filme tem mais ação, mais movimento, mais lutas, mais emoção... Não q o livro não tenha, mas a narração do e mais tranquila, com certas partes um pouco paradas, que no filme foram muito bem adaptadas com lutas ou perseguições.
Eu fui ao cinema e para ver O hobbit – A Desolação de Smuag, junto com meu irmão. Como eu não gostava de Senhor dos Anéis, fui com um certo receio, mas fui apresentada ao fantástico mundo que J. R. R. tolkkien criou a muitos anos atrás, e ao encantador Sr. Bilbo Bolseiro... quando o filme acabou, ou melhor foi interrompido na melhor parte. Eu não conseguiria esperar dois ou três anos até o próximo filme, foi ai que eu comprei o livro.
Assim que comecei a ler, achei incrível como a semelhança com o filme era grande, o primeiro dialogo entra Gandalf e o Bolseiro, me deixou muito feliz, eram exatamente as mesmas palavras, e a descrição da cena a mesmo que a do cinema, incluído até os anéis de fumaça (é raro ter coisas tão fieis assim).. A cada página que lia eu ficava mais apaixonada pelos anões, por Gandalf e principalmente por Bilbo e sua incrível capacidade de pensar só em comida nos momentos mais difíceis. Como o livro conta a aventura do Sr. Bolseiro, é natural que tudo seja contado do seu ponto de vista.
Bilbo é um hobbit de uma família respeitada, uma família que nunca saia em aventuras, os Bolseiros... Mas ele também tinha um lado Tûk, e os Tûks não eram assim tão respeitados... e tomado por seu lado Tûk ele aceita sair em uma aventura, com o trabalho de um ladrão, junto com 13 anões e um mago. 



No livro nunca e dito a Bilbo nenhum objeto especifico para roubar, ele tinha que entrar lá e pegar tudo mesmo, já no filma ele tinha um objetivo especifico a pedra Arken. Ele pega a pedra em ambos, mas no livro ele não pretendia devolve-la para os anões.
Ao chegarem na entrada da Floresta das Trevas, onde são completamente abandonados pelo mago. Tudo bem, Gandalf ele já havia avisado antes, mas e daí a sensação de abandono e a mesma.
Adoro quando todos são capturados pelas aranhas dentro da floresta, a forma como Bilbo salva todo mundo no livro e bem mais trabalhosa e bem mais legal do que no filme... No filme as elfos praticamente salvam os anos, os anos começam a ver uma fogueira acender no meio da floresta, e ouvir pessoa, mas sempre que se aproximam tudo some, ate que um certa vez, os Elfos fazem deles prisioneiros, Menos o grande Bilbo que coloca seu anel e desaparece.


Por falar em anel, nem falei de como Bilbo encontra seu anel, e grande participação de Smigol...
Quando os anos estão tentando fugir de uma guerra de gigantes, são capturados por Orcs. E diferente do filme, Bilbo e levado junto com os anões e não ignorado completamente como se não existisse, mas em algum momento da fuga ele cai em um lugar escuro, e é esquecido ali desacordado... Quando ele acorda, ele vai descendo tanto que chaga na caverna do Gollum, onde acha o anel do pobre Smigol, e horando seu trabalho de ladrão, fica com o anel pra ela. Segue então uma das cenas que o filme reproduziu fielmente, as adivinhas, entre Bilbo e Smigol. 


Uma das cenas que mais gostei do filme foi quando os anões fogem do castelo do rei élfico nos barris, com os Elfos e os Orcs atrás deles, como os orcs são os mais odiados entre todos, os elfos lutam contra eles também, mas não se esquecendo dos anões em fuga, que mostram um belíssimo trabalho de equipe... essa e uma das cenas que é bem parda no livro, já que ninguém suspeita da fuga e os anos são simplesmente levados pela correnteza.

A não podia deixar de falar da Tauriel, ela simplesmente não existia, foi criada para o cinema e criou certa polemica também[C1] , lembro de ter lido comentários negativos sobre ela.
Eu fiquei apaixonada por ela, e não vi problema nenhum em dar nomes, rostos e personalidade ao Elfos que só são ditos com Eflos no livro. Digam o que quiser, Tauriel é um excelente personagem, e deu bastante ação ao filme ao lado de Legolas, que também não fazia parte do livro.


 Despois de algumas dificuldades, dificuldades essas maiores no filme do que no livro (no livro pareceu até fácil) eles chegaram tal montanha solitária...
E quando suas esperanças já tinham acabado, junto com a última luz do dia de Durin, Bilbo mostrou a que veio, foi único que ficou firma, esperançoso de pé em frente a entrada da montanha, e graças a isso eles conseguiram abria a porta, e bom tinha um dragão lá dentro, e Bilbo tinha que pegar o Ouro que estava em baixo dele.
No filme Bilbo entra apenas uma vez no local onde Smaug dorme com todo seu ouro, ele procura desesperadamente pela pedra Arkem, até acordar o dragão...  Já no livro ele vai uma vez, rouba um cálice de ouro e volta para seus amigos anões. Depois disso ele volta pelo menos mais umas duas vezes lá em baixo.
Uma das vezes que senhor Bolseiro volta até o local onde o dragão dorme, ele e descoberto. E Smaug não estava exatamente dormindo e ai eles batem um papo, onde Bilbo mostra sua lábia e fica bajulando o grande dragão, o que não resolve muito sues problemas, já que o dragão tá louco de raiva. 



No filme os anões travam uma batalha digna com o grande Smaug. Já que eles queriam o ouro, eles podiam pelo menos derrotar o dragão, o que não acontece no livro, até porque Smaug some, ou melhor vai atacar a cidade do lago sem que os anões saibam disso.
Smaug e morto por um humano na cidade, com uma flecha negra... e como eles derrotaram o dragão se sentiram no direito de reclamar seu ouro. Que estavam realmete precisando, já que o dragão caiu bem em cima da cidade.
Sabendo que os homens aliados aos Elfos queriam pegar o ouro que era dos anões, Thorin pede ajuda a todos os anões se preparando para uma guerra, mas Bilbo como não aguentava mais ficar preço naquele lugar, e só pensava em ir pra sua toca e comer, ele entrega a pedra Arkem à o humano que matou Smaug e fala que ele a use para conseguir negociar com Thorin.
Quando Thorin descobre essa traição, Bilbo escuta duras palavras e é considerado um traidor, e expulso pelos anões. Decidido a não dar nada de seu ouro aos humanos e muito menos aos elfos, Thorin trava uma guerra contra eles. E é a aiii e o grande Gandalf aparece, não para resolver tudo, e sim para dizer que os Orcs estavam perto, e em grande número, com muita raiva dos anões e prontos para atacar.
Estava para começar a Batalha dos Cinco Exércitos. 


Bilbo observa toda a batalha com muita tristeza e sem participar dela, afinal ele é apenas um pequeno hobbit. Após algum tempo de batalha, a derrota dos humanos, elfos e anões contra os Orcs era quase certa, até que Bilbo vê as águias chegando rápido. E só conseguiu gritar com certa felicidade que elas estavam ali, e desmaia.
...

Bilbo desmaiou com o anel no dedo, então por mais que procurassem não iriam encontrá-lo. Quando o hobbit acordou, a batalha já havia terminado, e alguém chamava por seu nome... ele tirou o anel para  poder ser visto. Ele levado a Thorin, que conseguiu se desculpar com Bilbo antes de morrer. O pequeno hobbit queria mais do que nunca voltar pra sua toca, mas levou ainda algum tempo pra isso acontecer.
Deram aos homens do lago o que havia sido prometido por Thorim e ao hobbit queriam dar muuuuuito ouro, mas ele só levou o que conseguiria carregar sem problemas. Fez a viagem de volta ao lado de Gandalf, e passou por todos os lugares que passou na viagem de inda, exceto pela floresta, nem Bilbo nem Gandalf queriam entrar lá.
Quando Bilbo chegou em casa, descobrir que tinha morrido, e os Sacola Bolseiros estavam leiloando tudo que tinha dentro de sua casa e ficariam com a casa pra eles. Foi aii que eu entendi porque o Bilbo foge tanto dos Sacola Bolseiros no Filme senhor dos anéis. kkk

A aventura do hobbit chega ao fim..


Felizmente só no livro, no cinema falta ainda um filme, que vai relatar a morte de Smaug, a Batalha dos Cinco Exércitos e a volta pra casa, só quero ver o que esse filme reserva... e bom queria que tivesse mais livros, é uma história encantador com um personagem cativante. O Sr. Bilbo Bolseiro com toda sua simplicidade com certeza me conquistou.