Mochileiro aprendiz aventureiro - Resenha

Titulo: Mochileiro aprendiz aventureiro
Autor: Vincent Zancan Frantz 
Gênero: Viagens; Poesias 

Sinopse (skoob): Viagens! Risos! Turismo! Intercâmbios! Diversão! - Tudo isso está no livro Mochileiro Aprendiz Aventureiro. Com estilo leve, descontraído e informal, essas poucas páginas dão ao leitor uma carona superempolgante em grandes aventuras. O autor compartilha os pontos mais interessantes de um ano e meio de viagens pelo mundo: Inglaterra, Escócia, Irlanda, Alemanha, França, Holanda, República Tcheca, Portugal, Espanha, Itália, Vaticano, Suíça, Jamaica, Cuba, Argentina… São histórias fascinantes, inclusive com fotos, dicas, alertas, sugestões. A partir de sua própria andança e riquíssima vivência, o autor revela, na verdade, o que fazem milhões de Mochileiros Aprendizes Aventureiros pelo Planeta a fora: muito esforço, planejamentos, improvisos, conquistas, alegrias, vida intensa, aprendizagens, motivação, persistência, superação, realização de sonhos, crescimento pessoal, profissional e existencial. Uma leitura pra estudantes, trabalhadores, intercambistas, turistas, cidadãos do mundo. Um ótimo livro pra quem gosta de viajar, rir, aprender. “Pés e cabeça na estrada!” Enfim. São poucas e valiosas páginas pra quem vive com diversão ou que assim pretende viver! 


Encontrei esse livro, em uma das minhas andanças pela Saraiva. De cara percebi que falavas obre umas das coisas que eu pretendo fazer na minha vida, conhecer o mundo, como uma mochileira.
Mas o livro não se resume a um guia que mostre os melhores lugares para viajar, os principais pontos turísticos, muito menos diz qual o melhor planejamento, a hora certa pra tomar a decisão e colocar o pé na estrada.. 

Aqui conta a historia de um brasileiro, chamado Vicente, ou Tião (seu apelido) que decidiu conhecer o mundo, e teve o apoio de toda a sua família durante a sua viagem. Depois de anos de aulas de inglês, e já no nível fluente, e estando no meio da faculdade, ele escolhe esse como o melhor momento de sair viajando. Seu primeiro destino é Londres, onde ele fica trabalhando estudando e morando por um bom período de sua viagem e nesse período, conhece boa parte da Europa. Compartilha com o leitor varias historias engraçadas, e a dificuldade que é um brasileiro morar em outro país.



Em um determinado momento da viagem Tião cria um blog, para manter contato com os familiares e amigos brasileiros, e isso faz com que a estrutura do livro mude. Ele passa a ser composto pelas postagens que Tiao fez no na época da viagem.. com fotos dos lugares que visitava. 

Tião Vicente viajou por um ano e meio, e passou por lugares como: Inglaterra, Escócia, Irlanda, Alemanha, França, Holanda, República Tcheca, Portugal, Espanha, Itália, Vaticano, Suíça, Jamaica, Cuba, Argentina... 
Uma historia riquíssima, que me deixou com mais vontade ainda de me aventurar pelo mundo.


"O bom viajante é também bom aprendiz. Faz bem mais do que se locomover: passa a ler o mundo. Inclusive percebe que ler, escrever e viajar são uma coisa só. Ler é viajar pelo mundo, viajar é ler o Planeta, e escrever é compartilhar tudo isso."